21 de nov. de 2010

VER, "JULGAR" E AGIR.

Ver, Julgar e Agir é um método que consiste em exercitar o senso crítico, que é ter plena consciência dos nossos atos. Propõe-se, então, a ação fundamentada na reflexão auxiliada pela aplicação dos ensinamentos morais trazidos por JESUS CRISTO.
O método Ver, Julgar e Agir permite que as pessoas tenham uma visão mais acurada da realidade. Muitos grupos acabam formando quase que guetos, pois todos pensam do mesmo modo e sem contradições, o que pode ocasionar o comodismo. Muitos nem sabem o que se passa ao seu redor, nos seus bairros, nas suas escolas, nem qual é o sentimento daqueles que os acompanham diuturnamente. É preciso, pois, quebrar essas amarras do pensamento. Como? Aplicando esse método em tudo o que passar pelas nossas cabeças.
Há, na sociedade, muitos dispositivos para nos iludir. A propaganda na televisão, por exemplo, quer nos vender produtos de que não temos necessidade. Observe com que tintas e com que cores são pintadas as propagandas de cigarros e bebidas. Vende-se a idéia de que, saboreando aquela bebida ou aquele cigarro, seremos pessoas importantes, teremos o nosso automóvel, conquistaremos parceiros ou parceiras bonitas e tudo o mais. Aí está a falsa realidade que precisa ser repensada.
Olhemos tudo com muita atenção, procurando exercitar o juízo crítico, não de crítica. Posteriormente, lembremo-nos de colocar em prática o que foi refletido. Este é o método por excelência.
Adaptação de texto do livro O Senso Crítico e o Método Ver-Julgar-Agir, do Pe. Jorge Boran.

Um comentário:

SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!