13 de ago de 2010

A HISTÓRIA E O LEGADO DO FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO SALESIANA.


16 DE AGOSTO - DIA DO NASCIMENTO DE DOM BOSCO.
Há comunidades salesianas em mais de cem países nos cinco continentes. É sempre bom recordar as origens dessa imensa rede de pessoas a serviço do próximo e as do seu fundador.
Tudo começou numa vila denominada Becchi, perto de Turim, onde João Melchior Bosco veio ao mundo, em 16 de agosto de 1815. Tempos difíceis, uma Itália dividida pelas guerras e marcada pela fome. Dom Bosco tinha apenas 5 anos de idade, quando pensou que estava no mundo unicamente para reunir jovens e ensiná-los o catecismo. Mais tarde, aos 9 anos, um sonho lhe revelou um pouco da grandeza de sua missão. Ensinar os jovens, "não com pancadas, mas com mansidão e caridade", foi o que o misterioso personagem do sonho recomendou ao ver o pequeno João rebater blasfêmias de jovens com palavras e socos. A sugestão, levada a cabo por Dom Bosco incansavelmente durante a sua trajetória, é a essência da pedagogia salesiana, baseada no "amor, razão e religião". Esse trinômio foi desenvolvido por Dom Bosco na sua criação mais original, o Sistema Preventivo. Nele, São João Bosco define o amor no processo educativo como a grande motivação do educador. "Ele não ama para educar, educa porque ama".
A primeira conquista do visionário santo foi o Oratório de Valdocco, em 1846. A juventude abandonada de Turim acabava de ganhar um ambiente alegre e acolhedor. Ali, Dom Bosco usava diversos recursos inovadores para aproximar os jovens da Palavra de Deus. Não por acaso, também é lembrado como Padroeiro dos Mágicos Ilusionistas. Ele era hábil na arte circense.
Em 1859 nascia a Sociedade Salesiana, nomeada assim em homenagem a seu patrono, São Francisco de Sales, o santo preferido de Dom Bosco, modelo de bondade e caridade para os salesianos. A partir daí, Dom Bosco veria o começo da expansão pelo mundo da obra que fundou.
No dia 15 de maio de 1887, ele rezou uma missa com duração aproximada de três horas. Contam os historiadores que sua vida correu-lhe pela mente como um filme, levando-o a emoção plena ao lembrar das palavras de Nossa Senhora, ouvidas no célebre sonho, aos 9 anos: "A seu tempo você tudo compreenderá".
O legado de Dom Bosco vive em nossas salas de aula, no material didático, no carinho dos educadores e conquistas dos bons cristãos e honestos cidadãos que passam ou já passaram por alguma casa salesiana.
Conforme a legítima espiritualidade cristã, comemoremos o dia 31 de janeiro com bastante festa. Nesse dia Dom Bosco partiu ao encontro do Pai, na eternidade, incumbindo-nos a responsabilidade de cuidar para que as sementes deixadas nesta terra perdurem e se multipliquem.
Que a memória de Dom Bosco seja sempre uma inspiração para todos nós.
Fonte : Salesianos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!